quarta-feira, 27 de abril de 2011

Noivas: A Lista de Presentes

Passei esses dias pensando que eu ainda não havia falado sobre lista de presentes de casamentos com vocês.

É muito gostoso quando estamos na reta final do grande dia, e começam a chegar aquele bando de presentes em casa. Confesso que eu e o maridón ficávamos doidinhos pra abrir os presentes... hahahaha

A gente sempre esperava o outro chegar pra abrirmos juntos... o mais engraçado é que eu odeio rasgar papel, vou tirando toda delicada, e ele adorava rasgar tudo! A gente rolava de rir...

Mas vamos ao que interessa... irei dar algumas dicas para vocês que irão facilitar bastante fazer a sua lista de presentes.

Irei considerar que a maioria de nós, noivas mortais, não começamos nossa vidinha de casadas numa mansão duplex de 500 metros quadrados. A grande maioria começa com um apartamento pequeno, (geralmente de 2 ou 3 quartos), e com certeza não possui muito espaço para guardar muita coisa.

Obs: Caso você faça parte dessa porcentagem que irá morar num mega apê, acredito que essas dicas podem não valer muito bem para vocês, rs!

Dica 1: Quando eu fui fazer minha lista, acabei pedindo aqueles aparelhos de jantar de 42 peças, lindooossss... mas.... que são enooorrmmeeesss!!! Onde eu iria guardar tanta xícara, pratinhos, sopeira,saladeiras, etc??? Talvez eu tivesse que fazer um armário só para guardar isso, kkkkk!!!!!
Aí minha mãe me deu a seguinte ideia, e que foi super útil: como somos apenas um casal, não há necessidade de um jogo de jantar maior do que para 4 pessoas. Acabei ganhando da minha tia aquele jogo de 20 peças, lindo.

Dica 2: Aí vocês devem estar se perguntando o seguinte: mas e quando a gente for receber alguns amigos em casa?? Como faz???? Bem, o que eu fiz pode servir para vocês tb. Quando fui na Dadalto trocar meus presentes, encontrei uns pratos brancos  (de ótima qualidade, viu?!) que vendiam avulso e tinham um preço ótimo. Comprei 10 pratos rasos e 10 de sobremesa, para uma eventual festinha na minha casa....

Dica 3: Outra coisa que  gente deve pensar... esses pratos de aparelho de jantar sao lindooooos, mas são extremamente dificeis de encontrar apenas uma unidade para comprar... vai que quebra??? como vc vai fazer??? é melhor ter um branquinho básico mais barato, né?! hehehehhee

Dica 4: Existem coisas que a gente sempre ganha em casamento. Vou dar um exemplo para vocês: eu ganhei, DOZE pratos para bolos. Gente... o que eu vou fazer com tanto prato de bolo??? rs!!! Peça no máximo 2 na sua lista, e se ainda assim você não ganhar nenhum daqueles que vc queria, vc pode ir lá e trocar pelo que vc mais gosta....

Dica 5: Copos de Cristal... a quantidade que eu ganhei daria para montar uma cristaleira só de copos (maior do que a daqui de casa, já que somos em 7 filhos! Aí vc soma noras, sobrinhos, agregados, e etc - já viu né?! Praticamente a quantidade de um cerimonial, rs! )... o que eu fiz? separei 2 joguinhos de taças de Champagne, 2 jogos para Vinho tinto, 2 joguinhos para Whisky e para água. Resolvi ficar com 2 joguinhos identicos pois cristal é uma peça muito fina e facilmente quebra... vc ficando com 12, pode ter certeza que pelo menos 2 podem quebrar.... aí você terá pelo menos 10 taças, o que é uma ótima quantidade.
Dica 6: Não coloque lista em muitas lojas. Você pode ganhar muitos presentes repetidos e colocando em muitos locais, pode acontecer de você não conseguir juntar um valor legal em apenas uma loja pra pegar alguma coisa de maior valor que vc não ganhou, como por ex: uma TV, ou uma geladeira.
Aqui em Vitória, é suficiente que você coloque sua lista na Dadalto, Eletrocity (apesar de que eu passei muito stress lá), e alguma loja como a gourmet shop e a Crystal Garden.

Dica 6.1: tenha bom senso na hora de escolher os presentes... não é nada gentil colocar somente itens caríssimos. Seus convidados podem se sentir constrangidos e você pode sair como chata. Por isso, seja democrática e coloque presentes com preços bem variados, para caber no bolso de todos os convidados.

Dica 7: Caso vc tenha liberdade com os seus padrinhos, (os meus por ex, me disseram assim: gostariamos de te dar uma tv, vc ja ganhou? a pessoa comprava onde ela achova melhor, e ai eu nem colocava na lista. Pra vc terem uma ideia, nenhum padrinho meu comprou na eletrocity. Ganhei pouquissimas coisas de lá, e para trocar 500 reais em produto foi um dor de cabeça danada).

Dica 8: Caso você tenha muitos convidados de fora do Estado, faça uma lista em alguma loja que tenha a possibilidade de comprar online (Ex: Ponto Frio).  Ganhei geladeira, maquina de lavar roupa, adega de vinhos, essas coisas mais caras tudo por lá. Não tive nenhum problema e o valor pela net é mais em conta do que na própria loja. Seus convidados ainda podem economizar. :)

Dica 9: À medida em que os presentes forem chegando na sua casa, procure separa-los por loja (compre adesivos e escreva o nome da loja), e também separe o que vc vai ficar ou trocar. Garanto a vocês: fica MUITO mais fácil pra organizar a troca depois que você chega da lua de mel. Eu separava as lojas por etiquetas com cores, e com um adesivo escrito FICA ou TROCA. (gente... não reparem... mas é TOC de organização! hahahhahahaha).
Dica 10: Estabeleça uma cor para os seus utensílios na cozinha. Isso pode facilitar a vida dos convidados, e irá evitar que você ganhe panelas vermelhas, com assadeiras amarelas, ou facas verdes... um carnaval só... rs!!! Escolha seus utensílios de forma harmônica, que possam combinar e deixar sua casa mais organizadinha...

Dica 11: Não deixe para fazer a sua lista muito em cima da hora... existem convidados que compram presentes com antecedência... um prazo legal para você fazer a sua lista é de 2 meses a 45 dias. Quando você estiver entregando os seus convites, certifique-se que suas listas estão prontinhas :))


Bem meninas.... acho que é mais ou menos por aí...

Qualquer dúvida, é só me gritar!!!

Super beijo,

Laris :))

6 comentários:

  1. Bom dia!
    Adorei as dicas...
    Semana que vem farei minha lista...
    :)
    Bjinhus, Patty
    http://pattybarbosas2.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. As dicas são ótimas. Segui esse mesmo cronograma quando casei.
    Deixo a dica para posts futuros com o assunto de lua de mel, que é um desafio muito grande para o casal.
    bjis

    ResponderExcluir
  3. Adoreeeeeeeeeeeei as dicaaas!
    Mas acho que faltou uma coisinha apenas: citar o local onde estão as Listas de Presentes no convite de casamento, pode ou não pode??? o.O

    ResponderExcluir
  4. Bem, vamos lá.. essa questão de citar onde estão a lista de presentes gera muita polêmica...
    Eu acho super indelicado vc colocar aquele papelzinho no convite informando onde estão as listas..Afinal de contas, vc convida a pessoa para participar de um momento unico na vida do casal, e isso não implica em dar presente...
    O presente é uma forma de agradar os noivos, contribuindo pela nova vida que iniciam...

    Qdo perguntarem a você, não há problema algum em dizer onde está. Outra ideia bastante legal é fazer um sit de noivos, e lá os convidados podem obter várias informações sobre o casamento, e inclusive sobre os locais onde se encontram as listas de presentes... :))

    Beijinhos!!!

    ResponderExcluir
  5. Larissa, já vi alguns convites onde os noivos incluem o site criado. Isso é indicado ou não? bjs Bruna

    ResponderExcluir
  6. Bruna, nesse caso eu não vejo problema algum. Como eu disse anteriormente, lá você pode obter informações sobre o local da cerimônia, da recepção, escrever uma mensagens aos noivos e até mesmo se informar onde se encontra a lista de presentes.
    Beijos!!

    ResponderExcluir